A versão menor do iPad, lançada pela Apple na terça-feira (23), em San Jose, na Califórnia, é nitidamente mais leve e portátil (veja o vídeo ao lado). O irmão caçula do iPad tradicional, com tela de 7,9 polegadas (20 centímetros na diagonal), pesa cerca de 308 gramas e tem espessura de 7,2 milímetros, o que o torna 53% mais leve do que o modelo tradicional com tela de 9,7 polegadas (24,6 centímetros na diagonal).

O aparelho pode ser facilmente manuseado com uma só mão, o que facilita tarefas como virar a página de um livro eletrônico ou navegar, por exemplo. Para digitar, basta segurar o tablet com as duas mãos e usar os polegares, como em um smartphone.

Com acabamento em alumínio, bordas mais estreitas para poupar espaço e cantos arredondados, no design, o iPad mini tem todas as características de um iPad grande, só que menor. A questão que surge ao observar o produto é “por que a Apple não lançou esse aparelho um ano antes?”. “Há uma perda em somente reduzir o produto em tamanho. Passamos tempo desenvolvendo um produto que seria uma concentração e não uma redução do original”, disse Jonathan (Jony) Ive, vice-presidente sênior de design da Apple, em um vídeo que apresenta o produto (acesse aqui).

Já Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing da empresa, foi mais pontual ao exibir, no telão do evento, o iPad mini ao lado do Nexus 7, do Google. “Nosso case é feito de alumínio. O deles é de plástico”, comparou o executivo. Schiller também ressaltou que a área de navegação da tela de 7,9 polegadas chega a ser 49% maior do que a dos concorrentes com telas de 7 polegadas, dando recados para rivais como o Kindle Fire, da Amazon, e o Galaxy Tab 2, da Samsung.

 

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